segunda-feira, 1 de abril de 2013

Podemos ser amigos?


No último sábado, fez uma semana que trouxemos o novo gatinho para casa.
Para minimizar as chances de uma aproximação traumática, deixamos o novo gato isolado da Chloe durante esse período.

É impressão minha ou estou ouvindo um miado chatééérrimo?

O gatinho está bem. Ele é muito dócil, meigo e tagarela. Nos primeiros dias, ele miava DEMAIS e acho que foi porque estava sentindo falta da mamãe gata. Tadinho, ele estava totalmente "deslocado" em casa e perdido! A Chloe é uma gata muda e confesso que tive dificuldade em me acostumar com a tagarelice do pequeninho. Eu sempre achava que ele estava com fome, frio, dor, etc.,etc., toda vez que miava. Busquei concentrar-me no fato de que era melhor tê-lo em casa, seguro e bem cuidado, do que na rua. E, assim, fui levando.

Tagarela? Eu???

Coloquei-o separado da Chloe e a adaptação foi feita através de contato visual dos gatos pelas portas de vidro da varanda e uma pequena fresta. Assim, poderiam sentir o cheiro um do outro e se verem. Nos 3 primeiros dias, a Chloe rosnava, fazia fuzzz, bateu em mim e no meu marido, mas, não desgrudava do vidro. Estava toda curiosa! Acho que ela até reagiu bem pois eu esperava uma gata muito mais estressada com esse processo. Dias depois, resolvi colocar a caixa de transporte com o pequeno no meio da sala. A Chloe veio cheirar, rosnou, deu patadinhas na caixa, depois, sentou-se bem em frente dele. Ficou lá, encarando o pobre. Na segunda vez que fizemos esta experiência, o saldo foi melhor: ela não rosnou nem bufou.

Então, resolvemos dar mais um passo na "apresentação" dos dois e aproximamos o gatinho, no nosso colo, da Chloe. Deixamos que eles se cheirassem e só. Não houve fuzzz nem rosnados. Isso nos encorajou a sermos mais ousados... decidimos colocar os dois em contato na última quinta-feira. Meu marido soltou o gatinho perto da Chloe e ela não o atacou, apenas o cheirou e ficou "rodeando" o pequeno o tempo todo. Tivemos o cuidado de manter um spray de água a postos, caso a situação saísse do controle. Fiquei bem satisfeita em ver que ela não tentou matá-lo...rs

Hoje o cenário é o seguinte: ela está "tolerando" a presença dele mas não está morrendo de amores. Ele, tadinho, é super bonzinho e quer ser amigo dela, mas ela está relutante. Eles conseguem dividir o mesmo ambiente sem se enroscarem numa briga. De vez em quando, a Chloe dá umas patadas no gatinho o que tem deixado-o com receio de se aproximar muito dela. Ela o cheira bem no focinho, sem demonstrar hostilidade, mas, com alguma frequência, fica caçando-o pela casa e encurralando-o debaixo dos móveis. Eles ainda não brincaram juntos. Tentei usar brinquedos mas só o pequetito se interessa. Ela só o observa mas não interage nas brincadeiras. Eles também não dormem próximos um do outro. Um dia, ele tentou deitar-se perto dela e ela soltou um fuzzz bem na cara dele. Pobrezinho... 

Tô arrasado... queria tanto fazer amizade com aquela gatinha!
Ela até é parecida comigo: tem listras também!

Gente, por que ela não gosta de mim? Será que sou tão aterrorizante assim? 

Conosco, a Chloe está normal. A fase mordedora passou. Seu passatempo diário agora é tomar conta do novo gatinho e segui-lo pela casa afora. Hoje de manhã, quando abri a porta do quarto, estavam os dois sentadinhos me esperando. Quando me abaixei para cumprimentá-los, ela saltou sobre ele e o imobilizou, mordendo na garganta. Não interferi e fiquei observando se aquilo seria uma brincadeira ou uma briguinha. Pela posição das orelhas dela, percebi que ela não estava de brincadeira e separei os dois com um spray de água. Fiquei triste por ele, que não revidou em nenhum instante. Chloe, por outro lado, está se revelando uma especialista na arte do bullying. 

Não sei se a aproximação foi feita rápido demais e se devo ou não retroceder o processo, deixando-o separado dela como antes. Só os deixei dividirem o mesmo espaço porque, em NENHUM momento, houve sinais de rosnados, uivos, fuzzz e mordidas matadoras por ambas as partes. Ambos exercem seus hábitos felinos normalmente, um na frente do outro, como comer, dormir e usar a caixinha de areia. 

Por outro lado, sinto que a Chloe tem passado algum tempo intimidando o gatinho. Acho que ela quer se afirmar como "gata alfa"...
Por que acho isso?
1 - Chloe está com o hábito de se sentar e ficar encarando o gatinho e observando tudo o que ele faz
2 - Ela começou a usar a caixa de areia DELE
3 - Ela começou a comer a comida do pratinho dele, e não do dela (aliás, alguém tem uma dica de como controlar as refeições, dado que eles estão comendo rações diferentes? Devo dar o mesmo tipo de ração para ambos, por exemplo, ração de filhote?)

Sei que o tempo de convivência dos dois é ainda muito pequeno! É preciso paciência e cautela. Vamos ver se, no final das contas, eles irão se tornar melhores amigos ou apenas dividirão o mesmo apartamento. rs
Gostaria de ouvir a opinião de quem já passou pelo processo de adaptar um gato novo a outro já existente na casa. Será que devo separá-los novamente?

Opa! Vou aproveitar que ela está distraída e tentar me aproximar...

... vou fingir que nem estou vendo-a e fechar meus olhinhos...

Beleza! Está dando certo!  Já consegui me aproximar mais!

Agora é manter o controle e fingir que estou dormindo...

... mas eu estou mesmo é espionando... 

Chloe: Nem pense em se aproximar!
Gatinho: ZzzzZZZzzzzz (fake)


PS1: fizemos o exame PCR no gatinho para diagnosticar possível infecção com FIV/FELV e o resultado deu negativo! Viva!
PS2: não decidimos o nome dele até hoje! O que vocês sugerem?

E aí, galera? Que nome combina comigo?

21 comentários:

  1. Que legal! Eu achei que a chloe fosse voar no pescocinho dele rsrsrs! Mas até que eles estão dividindo o sofá numa boa!! Aqui em casa demorou umas 3 semanas para eu deixá-los sozinhos sem suprevisão pq tinha medo do zé machucar o samuca. À noite eu prendia o samuca num quarto e só soltava no dia seguinte. Na hora de sair pro trabalho prendia ele de novo. Tb pensava como vc: antes preso com comida, agua e cama do que na rua! Eu sei q parte o coração ver um filhote querendo brincar e a chloe hostilizando. Mas é assim mesmo. Pode ser que eles virem melhores amigos, pode ser q não. O importante é q vc está super disposta a aceitar isso!! Sabe aquele programa do Alexande Rossi que passa no natgeo? Outro dia ele ajudou uma mulher com 2 gatos q não se davam. Ele dava sachê pra eles enquanto estavam juntos para que associassem a comida ao fato de estarem juntos! Deu certo! Catnip é uma boa! Entendo perfeitamente sua ansiedade em vê-los juntos e super amigos!!! Acho que isso vai acontecer!!
    Quanto ao nome do pequeno, eu adoro fubá, bolota e gatinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia do sachê é ótima! Vou começar a implementar aqui!
      E obrigada pelas dicas de nomes!

      Excluir
  2. Aline, acho que está tudo se encaminhando para uma convivência pacífica, hehehe. Chloe até que protestou menos do que imaginei.
    O Gatinho é muito lindo e fofinho, ownnn, que vontade de apertar:)
    Dar nome é difícil mesmo, acho que eles tem um nome pre-determinado pelo destino, só nos resta descobrir qual, kkkk. Eu quando penso nele só me vem a cabeça Gatinho - como em Um Gato chamado Gatinho, do Ferreira Gullar ;)
    Aline, a Clhoe não deve comer a ração de filhote. Ela faz mal ao gatos adultos. Mina comeu a do Johnny há anos atras e passou bem mal, com a primeira crise de inflamação anal.

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milene, obrigada pelo aviso quanto à ração de filhotes. Tem sido bastante difícil organizar a rotina de alimentação dos dois pois a Chloe vai lá no pratinho dele e faz a limpeza! Quando estão soltos, vou deixar a ração de adulto disponível e oferecer a de filhote só quando for hora de prendê-lo longe da Chloe.
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi, Aline!
    Estava ansiosa por notícias dos dois!! Eu acho que está super boa a adaptação de vcs! Vc conseguiu o que eu planejei, mas nunca consegui realizar - dar passos bem tranquilos e pensados! Chico chegou em casa e se jogou no chão, correu pra Alice (que parecia a mãe dele) e já levou fuzz e patada de cara! Ele tb miou muito durante os três primeiros dias (até hj é o falador da casa). Alice reagiu exatamente como a Chloe, demonstrou curiosidade depois dos primeiros três dias e esse cerco dela a ele já é uma brincadeira. É que como filhos únicos eles não sabem muito bem como brincar sem serem agressivos. Uma vez a Alice, nesse comecinho de interação, deu uma patada no chico que ele até deu cambalhota, tadinho. O Chico tb ficava tentando chegar perto toda hora. Quando a gente saía, nos primeiros dias, eu sempre imaginava que ia chegar em casa e ela ia ter comido ele! Hahahahaha...
    Eu estava de férias quando o chico chegou, então ficava em cima, colocando os dois juntos e monitorando. Eu aproveitava a parte da tarde, que é quando eles dormem largados, pra colocá-los dormindo pertinho um do outro. A primeira vez que eles se encostaram dormindo, a Alice acordou, percebeu que ele estava "relando" nela, deu uma mordida e se afastou um pouquinho. Era só birra de menina mimada! Hj os dois dormem empilhados um no outro!
    Eu acho que isso de comer no potinho dele é uma espécie de dominância. O Chico faz isso com a Alice e ela aceita. Mas eu tb penso (opinião super leiga) que quando ela perceber que ele é o macho (já que ele ainda não está castrado) vai ficar na dela e deixar que ele domine o pedaço. Falo por experiência: não tem como separar as rações. O chico tem 8 meses, é super magrelo e eu queria que ele comesse ração de filhote pra dar uma encorpada. Só que os dois comem no mesmo potinho, um espera o outro terminar. Só come cada um no seu potinho quando eu estou perto e controlando. A veterinária disse que, no caso dele, é melhor que ele coma ração de adulto castrado do que ela comer a de filhote.
    Ufa, escrevi um livro!! Mas é que esse processo é tão tenso e gostoso que eu amo lembrar!
    Boa sorte pra vcs! Estamos aqui na torcida pra que vcs partam pro MMA felino em breve!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei ler o "livro"! hehehe
      Eu, sinceramente, sonho com o dia em que eles irão dormir juntinhos! Será que vai acontecer? Queria tanto...
      Beijos e obrigada pelo relato de sua experiência!

      Excluir
  4. Ai que lindo!
    Acho que o pessoal deu as melhores dicas possíveis.
    Eu adaptei seis gatos adultos. Até hoje o Luan que é o mais novo sofre com o assédio dos demais. Mas já está mais corajoso, passeia, fica perto da gente, corre e brinca.
    Boa sorte na adaptação QUE VAI DAR CERTO SIM!
    Se fosse meu, acho que escolheria um nome de um cantor de banda que eu amo. Tipo Plant (Robert Plant), Ozzy (Osbourne), Smith (Robert), Keith (Richards), Ian (Anderson)... mas é muito pessoal né?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei os nomes!!! Estou numa "briga" com o marido para definirmos o nome!
      Vamos ficar na torcida para que eles se entendam!

      Excluir
  5. Aline, já tivemos essa experiência aqui em casa (antes da Jean e Fafá) e o começo foi bem parecido com o que vocês estão tendo por ai.
    Quando o Rock chegou, uns 4 dias depois ele foi colocado em contato com os gatos e o cachorro da casa.
    A Jean apesar de ter menos de um ano não gostou daquele novo visitante mas os pequenos são tão animados e sem noção que os mais velhos acabam por aceitá-los.
    Aqui também tivemos bullyng e fuzzzs mas depois eles viviam dormindo juntos e brincando.
    É provável que por ai aconteça o mesmo. Cruzando os dedos! =)

    A Jean e a Fafá estão convivendo bem melhor hoje em dia do que a um mês atrás.
    É uma evolução diária.
    Depois que ela desmamou a Piti e foi castrada, ficou bem mais mansa.
    As vezes ela se anima a dar uns tapas na Jean quando a Piti resolve brincar com a Jean. Não sei se é ciúmes, se é preocupação de mãe ou simplesmente para alertar a branca em "calma ai com a minha pequena".

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que gatas são mais geniosas que os machos, né?
      Chloe tem se "revelado" aqui...rsrs

      Excluir
  6. Minha sugestão de nome é Paçoca. rs!

    ResponderExcluir
  7. Own, Aline, eu já não estava mais me aguentando de tanta curiosidade e preocupação para saber se tudo estava bem, hehehe!! É claro que poderia estar, com uma mãe de gato tão delicada e cuidadosa!! Você está no tempo certo. Geralmente as pessoas só colocam os gatos juntos depois de uns 2 a 3 dias separados. Tomou todos os cuidados de testar para FIV/FELV! Eu mesma dificilmente teria tido esse tipo de zelo, e confesso que já coloquei gato que nunca se viu juntos já no primeiro dia! A Mabel, lotada de fungo, já entrou em contato com todo mundo logo de cara... e o engraçado é que nenhum gato pegou fungo, só os humanos e um cachorro!

    Te mandei um e-mail, espero que ajude um pouco. Acrescento aqui concordando com a Ariana sobre o fato de você poder dar ração de adulto para os dois, já que, como te disse, a ração de filhote tem mais proteína. Para a Chloe, talvez não seja tão legal para os rins. E a Suzana me lembrou de uma coisa muito bacana: sempre coloquei os gatos para comerem juntos uma coisinha gostosa, pois isso os fará associar a presença do outro com uma coisa agradável. Na casa da minha mãe, todos tem hora pra comer, não é ração a vontade. Então, tem um cantinho onde todos comem, como uma cantina mesmo, só que de gato, hehehe!! Parece que isso faz com que se sintam bem uns perto dos outros. O Cris vai comendo e arrastando o potinho até a Brenda ou até a Antonieta. Com o tempo, elas foram gostando mais da presença dele!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lívia, obrigada pelo email!!! Li e reli e anotei todas as dicas!
      A ideia da ração realmente é boa. Pena que aqui, como ficamos fora o dia todo, temos que deixar a ração à vontade para os gatos e fica mais difícil definir um horário específico para as refeições. Vou tentar usar essa tática.
      Torça para dar certo!
      Beijocas

      Excluir
  8. Que legal Aline, está tudo dando certo, não se preocupe. É assim mesmo, já tive que introduzir duas a mais em casa, e sempre foi assim. Ás vezes, nem mais adiante eles possam ter amizade, mas vão se tolerar, o que é mais importante.
    Em casa eu não separo nada delas, a caixa de areia, comida, brinquedos são em comum, todas usam o mesmo que é para não dar motivo rsrsrs.
    Ele é lindo demais, mas nome realmente é algo pessoal, mas vou te dar algumas sugestões:
    Sheik, Sagu, Mingau, Pixoxó, Nino.

    Depois se lembrar mais alguns, te passo. Depois qdo tomar a decisão faz um post para nos contar o nome do fofucho (epa, mais uma sugestão aqui: Fofucho) rsrs

    Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os nomes são muito fofinhos!
      Obrigada pela sugestão!

      Excluir
  9. Pensei em Johnny quando vi a última foto do pequeno. Ele é tão lindo que qualquer nome combina hehe.
    Em casa a adaptação foi tranquila. Nos primeiros dias deixamos o Juca num quarto com caixa de as areia, ração e água separadas. O Darwin tentava a todo momento se aproximar, mas o Juca fazia muitos fuuzz pra ele. Eu também dava ração diferente pro Juca porque ele era filhote, mas ele queria era comer a ração do Darwin, então depois de um tempo eu desencanei e comecei a dar a mesma ração. Acho que você tá fazendo tudo certo e agora é questão de tempo. Pode ser que a Chloe seja mesmo a gata dominante e com o tempo eles vão se habituar com essa dinâmica. Aqui em casa, o Darwin, apesar de ter recebido o Juca super bem, com o tempo se mostrou ser o gato dominante e hoje ele faz um pouco de bullying com o Juca e eu fico com muita dó do meu frajola. Mas uma amiga que é gateira e tem 6 gatos me disse que eles se entendem e que eu não preciso me preocupar.
    Espero ter ajudado. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que eles se entendam sem maiores "danos". Por quanto tempo você deixou os gatinhos separados? Será que me precipitei em colocá-los em contato?
      Eles não fazem fuzzz um para o outro mas a Chloe também não quer muito papo com ele e não alivia em nada.
      Vamos dar tempo ao tempo...
      Beijos e obrigada pelo seu relato!

      Excluir
  10. Eu achei que a adaptação está correndo bem tranquila e logo os dois vão cair no maior love! No inverno vão dormir juntinhos! Eu já li que é interessante colocar uma gota de essência de baunilha na nuca dos dois assim eles ficam com o mesmo cheiro e se adaptam melhor. A minha dica de nome é James (Hetfield) já que a Marília falou dos nomes de cantores e eu amo o metallica!!!
    A Rutha e a Pink eram mãe e filha e nunca se entenderam, cada uma ficava no seu canto e assim quase não saia briga...
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laís, eu esperava uma adaptação mais "tranquila" ainda, hehehehe.
      Dá uma certa peninha em ver a Chloe intimidando e atacando ele pelos cantos.
      Espero que eles se entendam bem em breve...
      Beijos

      Excluir
  11. Aline,
    Sabe até que a adaptação parece estar sendo bem tranquila, já conseguiu até que eles fiquem "juntos"no sofá.
    Vou fazer o meu relato. Meu primeiro gato foi o Shake, foi ele que me ensinou a lidar com gatinhos e me adestrou em alguns assuntos ( tipo ceder um lugar na cama e manter a porta do quarto aberta). Quando ele já era um jovem rapaz recebi a Juju para passar uma temporada lá em casa. A Juju não era minha e nào era castrada, nos dois primeiros dias rolou um atrito por conta dela, já que ele adorou a Juju, mas logo depois ela entrou no cio e eles ficaram amigos, foi um mês de brincadeiras e diversão, e quando ela partiu o Shake ficou triste. Daí quando mudei para um apartamento um pouco maior, resolvi adotar a Tixa, não tive o menor cuidado em separar os dois, achei inocentemente que eles iriam fazer amizade de cara. Eu já sabia que ela era saudavel pois já veio examinada da ong.
    Bom foi horrível o Shake destestou a Tixa, não aceitava ela, ficava escondido pela casa, se afastou da gente, ficou doente ( teve conjuntivite ), simulou doença, e passou um mês desse jeito. Eu não sabia nada sobre o que fazer, não tinha blog e nem amigos gateiros. Chamei a veterinária para examinar o Shake e vacinar aa Tixa. Nesse dia o Tixa fez um escandalo quando tomou a injeção. o Shake nessa hora veio ver o que estava acontencendo e acabou fazendo um carinho nela, digo que ele ficou com dó e acabaram amigos.
    Depois chegou a Juju para só uma temporada e acabou ficando. Elas não são amigas mas se toleram, as vezes o bullying piora, pois a Juju se junta com o Shake e perseguem a Tixa, teve uma fase que eu morri de dó da Tixa pois ela nem saia do quarto por conta dos dois ( O Shake é submisso a Juju mas só dorme com a Tixa ), nào podia comer ou usar a caixa da areia. Mas melhorou depois que usei o feliway, florais, conversa e chegou o condominio de gato ( território da Tixa ), no entanto ela só usa o tanque para suas necessidades e eu desisti de mudar isso.
    Falei demais, mas acho que o principal é ter paciência, não deixar a bater ( a gente sempre fica triste de ver os dois separados) pois eles tem o tempo deles. Podem virarem melhores amigos ou mesmo apenas se tolerarem ( Tixa x Juju ). Acho que vão virar amigos!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses gatos são mesmo geniosos. Tudo por causa da disputa de território... é o que eu acho. Basta aparecer um morador novo no pedaço para que os nervos fiquem abalados. O Shake se adaptou à Tixa em quanto tempo?
      Tô torcendo para que aqui role logo...
      Beijos e obrigada por dividir sua experiência.

      Excluir