quinta-feira, 19 de julho de 2012


Viagem x gato :  hotel, cat sitter ou “lar, doce lar”?

A maioria dos donos de gato conhece bem o dilema do que fazer com seu bichinho quando é preciso viajar e se ausentar de casa por mais de 3 dias. Gatos são conhecidos por sua independência e por ficarem muito bem sozinhos em casa por curtos períodos de tempo, geralmente, um final de semana. Mas quando a ausência é por um tempo maior, deixá-los sozinhos deixa de ser uma possibilidade, e é preciso encontrar uma alternativa à questão.

Especialistas reforçam que o melhor ambiente para o gato é, sem dúvida, sua própria casa. Mudanças de ambiente geram estresse e alterações no comportamento do felino, podendo até mesmo deixá-lo doente, dependendo do caso. Além do que o bicho, ao ver-se em um local estranho, pode tentar fugir. Se a opção é por deixá-lo em casa, é preciso que alguém de confiança, ou um parente, vá, diariamente ou, no máximo, em dias alternados limpar a caixa de areia, trocar a água e encher os potes de ração. Além disso, é importante dar atenção ao bichinho para minimizar o tédio e a falta dos donos.

Outra alternativa é o uso do serviço de cat sitter ou babá para gatos. Algumas clínicas veterinárias e pet shops fazem divulgação deste tipo de serviço. A internet também é boa fonte de informação. O principal “porém” desta escolha é a questão da segurança, afinal de contas, você estará concedendo acesso à sua casa para uma pessoa que está fora de seu convívio. Por isso, a referência de amigos ou conhecidos é muito importante para que haja tranquilidade nesse processo.

Já hotéis para gatos devem ser a última opção. Sempre há o risco de que seu gato fique sujeito a contato com doenças, as instalações não serem adequadas, os gatos não fiquem separados dos cachorros, etc. Neste caso, pesquise BASTANTE e verifique as condições do local com antecedência fazendo uma visita. Porém, esta pode ser a única opção disponível para você. :/


Como já comentei aqui no blog, estou de mudança para o Rio de Janeiro, no próximo mês, e bastante preocupada com a Chloe, pois vou precisar viajar antes da mudança definitiva, tanto para o Rio quanto para minha cidade natal. Não gostaria de deixá-la em um hotelzinho e não conheço nenhuma cat sitter por aqui. Acho que o ideal será mesmo contar com alguém de confiança para cuidar dela durante nossa ausência. 

Vocês já passaram por este tipo de situação? Qual foi a solução encontrada? 

Conte sua experiência.

8 comentários:

  1. Eu sofro muito todas as poucas vezes que viajo. Pra começar viajo pouco por causa da bicharada mesmo. Normalmente a minha vizinha vem cuidar deles, é mais fácil e prático e quando os cachorros ficam latindo muito ela os solta no jardim e eles relaxam um pouco. Eu confio muito nela e sempre a ajudo em tudo que posso pra compensar. Eu acho que o melhor lugar é a nossa casa mesmo.
    Vou viajar amanhã e já estou me preparando emocionalmente!
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  2. É um assunto complicado mesmo. Eu costumo deixá-las sozinhas, já que geralmente me ausento por 3 dias. Deixo 2 caixas cheias de areia, um monte de pote de água e de ração. Qdo retorno, tenho que limpar td rapidinho e distribuir muito carinho pras 3.
    Já qdo tenho que viajar por mais de 4 dias sempre deixo minha mãe com a missão de cuidar das meninas. Acho importante que alguém de nossa confiança venha cuidar dos bichos. hotel, para mim, seria a última opção.
    Espero que encontre alguém que seja de plena confiança sua para cuidar da Chloe. Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Que dilema!! Realmente tem q pensar mt...pq nao se pode deixar em qlqr lugar sem RECOMENDAÇÃO..eu particularmente so confio nos hoteis q amigas minhas ja utilizaram do serviço!!
    Morro de medo de maltratarem meus filhotes!
    Passei por algo parecido... tive q ir ao rio mas fui a passeio...ia fikar 4 dias e n tive c quem deixar...o jeito?
    Foi levar!!...rsrs..e so fiz passeios q eu pudesse incluir meus peludinhos!!!
    É o jeito!! =)
    E foi super divertido!! heheh!!!
    Lambitoquinhaaas e boa sorte na nova casinha!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Seja bem-vinda a sua nova cidade!
    Se eu puder ajudar em algo aqui no Rio, estou a disposição.

    Sempre que precisamos nos ausentar, tenho uma pessoa de confiança (minha ex-empregada) que mora perto, conviveu com meus gatos e cachorro e conhecia a rotina dos peludos.

    Na minha experiência, a melhor opção é alguém de confiança que possa cuidar da Chloe em casa. Já tem o estresse da saudade, levá-la para outro local só se não tiver outro jeito.
    bj

    ResponderExcluir
  6. Desde que adotei os gatos não fiz nenhuma viagem longa. Somente no final do ano passado eu me ausentei por 5 dias, mas um amigo do Mateus vinha todo dia trocar água, ração, limpar a areia e dar uma atenção ao Darwin (na época só tínhamos ele). Cheguei a entrar em contato com uma cat sitter (aqui em SP temos muitas opções), mas como a agenda dela estava lotada, acabamos por conseguir ajuda desse amigo.
    Beijos e espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  7. Nunca me ausento de casa por muito tempo. Sempre tem alguém da família para fazer companhia à Mina. Se precisar ficar fora, vou optar por ter alguém que fique em casa com ela o dia inteiro. Ela não suportaria o stress de ficar longe de casa, Mina adoece facilmente se fica nervosa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Com certeza a cat sitter ou um a amigo/parente é a melhor opção na minha opinião!
    Quando viajo eu deixo os meninos sob o cuidado da Rachel, a minha petsitter aqui em Brasília!
    Hotel, nunca...eles voltam estressados e até doentes...com pulgas e carrapatos!!

    ResponderExcluir