terça-feira, 10 de julho de 2012

10 Curiosidades sobre gatos

Há vários fatos curiosos a respeito do gato doméstico. Hoje, divido com vocês 10 exemplos:

1 - Um gato não consegue descer de uma árvore com a cabeça voltada para baixo porque a curvatura de suas garras apontam para a mesma direção. Para ter sucesso, o gato, necessariamente, precisa fazê-lo de costas, permitindo que as garras se fixem no tronco, criando aderência.  

2 - Os gatos produzem cerca de 100 tipos diferentes de som enquanto os cachorros produzem algo em torno de 10 tipos. 

3 - O cérebro do gato é, biologicamente, mais parecido com o cérebro humano do que o do cachorro. Tanto pessoas quanto gatos possuem regiões idênticas no cérebro responsáveis pelas emoções.

4 - Durante a época da Inquisição Espanhola, o Papa Inocêncio VIII declarou os gatos como criaturas malignas e milhares deles foram queimados. A extensa matança de gatos levou a uma superpopulação de ratos que agravou os efeitos da Peste Negra.

5 - O coração de um gato bate até 140 vezes por minuto, ou seja, quase o dobro de vezes que o coração humano.

6 - De acordo com uma lenda hebráica, Noé rezou a Deus para que o ajudasse a proteger todo o alimento estocado na arca de ser comido por ratos. Em resposta, Deus fez com que o leão espirrasse e dele surgisse um gato. 

7 - Gatos não pensam que são humanos em miniatura. Ao contrário, eles nos vêem como sendo grandes gatos. 

8 - Muitas pessoas acreditam que os gatos não conseguem enxergar cores mas isto provou-se um mito. Hoje, sabe-se que gatos enxergam tons de azul, verde e vermelho. 

9 - Alguns gatos siameses são caolhos porque os nervos do lado esquerdo de seus cérebros vão, em sua maioria, para o olho direito. Da mesma forma, os nervos do lado direito vão para o olho esquerdo. Isto causa um problema de dupla visão que o gato tenta corrigir "cruzando" seu olhar.

10 - Gatas podem ser destras enquanto gatos são, geralmente, canhotos. Curiosamente, 90% dos humanos são destros e os 10% dos canhotos restantes geralmente também são canhotos.


6 comentários:

  1. QUANTAS CURIOSIDADES BACANAS, MENINAS!! ADORAMOS!!
    COLEGA ALINE... A SOLUÇÃO PARA O CASO DA COLEGA CHLOE, SEGUNDO NOSSA AMA, SERIA UM "GEL HIGIENIZADOR PARA LIMPEZA À SECO", QUE SERVE PARA LIMPAR E HIGIENIZAR OS PÊLOS DE GATINHOS E CÃEZINHOS, SEM NECESSIDADE DE MOLHÁ-LOS. SEGUNDO NOSSA AMA, ESSE PRODUTO É ENCONTRADO EM PET SHOPS. SERIA UMA BOA ALTERNATIVA PRA COLEGA AÍ!!
    TENHAM UMA LINDA SEMANA!
    UM ABRAÇO BEM BONITO, DA MAUAU E DO GATITO!!!

    ResponderExcluir
  2. Os gatos são os animais mais interessantes que existem e não tenho dúvidas disso! A Pink demorou a entender como descer de árvores, da 1ª vez ela subiu e ficou mais de 1 hora lá em cima, eu quase chamei os bombeiros porque era uma árvore bem alta, mas depois ela aprendeu a descer bem rápido e subia todos os dias para admirar a paisagem! A outra casa que eu morava ficava praticamente no meio do mato!
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  3. Adorei todas essas curiosidades mas a 7 é a melhor de todas.
    Fiquei imaginando a Jean me vendo como uma gatona e achei o máximo!!
    Ótimo post!
    bj

    ResponderExcluir
  4. Aline e Chloe...
    Quantas curiosidades deste mundo lindo felino.
    É sempre bom aprender... rsrsrs.
    Ótima semana queridas amigas e fiquem com o Papai do Céu.
    Aus 1000 e Beijos 1000 com carinho,

    KIPPY & LILLY

    ResponderExcluir
  5. Adorei saber tudo isso, principalmente sobre os siameses serem meio caolhos, pois sempre notei um pouco de estrabismo na Phoebe.

    Bjsss

    ResponderExcluir