sexta-feira, 3 de maio de 2013

O preço do abandono

Estou há um tempo sem postar no blog. Infelizmente, retorno, hoje, triste e indignada.

Contei aqui sobre os gatinhos que moram perto da minha casa, em uma colônia que fica à beira da rua. São tratados e cuidados a partir de contribuições e do trabalho de voluntárias que, incansavelmente, os alimentam, castram, levam carinho e lutam todos os dias para conseguir-lhes lares temporários ou definitivos.  

Eu havia dito que eles não estavam largados à própria sorte. E eu estava muito enganada... 

Sistematicamente, algum irresponsável está abandonando gatos neste local. Todos os meses, novos gatos aparecem, inclusive filhotinhos. Os recursos do voluntariado não estão sendo suficientes para atender a todos. Os lares temporários estão lotados e não tem sido possível conseguir vaga para todos os gatinhos. Resultado: não tem havido outra alternativa senão deixá-los no local e anunciá-los para adoção. Foi assim que eu encontrei o Naruto. 

A estória desse encontro foi contada aqui no blog. A mamãe do Naruto havia sido batizada de Linda (nem preciso dizer porquê...). Linda foi o primeiro gato que me recepcionou no dia 23 de março, dia em que fui conhecer os filhotes e acabei voltando para casa com outro gatinho. Magrinha, devia ter uns 9 meses ainda, ronronante, dócil e com olhos azuis enormes! 




Ela estava com seus dois filhotes (o Naruto e uma gatinha tigrada) e mais quatro outros gatinhos de outra ninhada. Lembro-me de como fiquei com o coração apertado por vê-los lá, não poder ajudar todos, e tomar a decisão de salvar pelo menos uma vidinha felina, apesar de, com isso, ter que separar o filhote da mãe. Não foi fácil retirar o Naruto dela, ouvi-lo miar  angustiadamente em sua procura, poxa, não foi fácil... Mas era o que eu podia fazer naquele momento. Linda chegou a ser recolhida e conseguiu fazer a cirurgia de castração. Infelizmente, ela voltou para a rua pois não conseguiram um lar temporário para ela além do tempo de recuperação da cirurgia. Saí de lá com um pensamento: que todos conseguissem um lugarzinho numa casa quentinha, com caminha, amor e carinho. E que a pessoa que estava abandonando os gatinhos no local compreendesse que este não é o caminho a seguir...





Ontem, encontraram a Linda morta na beira da rua...



Ninguém sabe dizer ao certo o que houve. Agora, não faz diferença saber.  Será que a pessoa que está abandonando os gatinhos, ao ver uma foto dessas, acha mesmo que está fazendo bem a eles? Será que acha que está salvando-os pois "ali tem umas moças que vão tomar conta deles"? Estou muito triste. E indignada. 


Diga não ao abandono de animais! 

Incentive a adoção e a posse responsável!

Faça a diferença! Encontre alternativas!


Infelizmente, a Linda pagou o preço do abandono. Olho para o Naruto e vejo que fiz a coisa certa, que não poderia me sentir culpada em tê-lo retirado de lá. Quero muito, e vou, cuidar dele com todo o cuidado e carinho. É o que posso e o que quero fazer por ele. Vou lembrar da Linda como a conheci:

No local, onde a encontrei pela primeira vez

Linda

Com sua filhotinha, a irmãzinha do Naruto

Boazinha no veterinário, com a filhota

Olhão azul


A lembrança dela estará sempre comigo, dentro destes lindos olhinhos azuis....





11 comentários:

  1. Eu fiquei indignada e emocionada com o seu post/desabafo, é muito triste ver tanta crueldade. O abandono é inevitável enquanto não houver um programa sério de castração de animais de rua, são poucas as pessoas dispostas a recolher e preparar os gatinhos abandonados para adoção. Também é muito importante informar as pessoas sobre os perigos de deixar os animais em locais públicos.
    Na empresa que meu marido trabalha começaram a abandonar gatinhos e chegou a atrapalhar a produção, eles tiveram a linda iniciativa de castrar todos os gatos e procurar adotantes pra eles, mandaram emails para todos os funcionários com muitas informações e depois disso não apareceram mais gatinhos por lá. Informação e castração são essenciais.
    O Naruto ganhou na loteria! Que ele tenha sempre muito amor e esta linda família ao seu lado!
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  2. Ah, não!! Eu não queria ter visto aquela foto da Linda!! Que tristeza absurda! E eu ainda tentei uma adotante do Rio que estava em Goiânia para ela!! Infelizmente não deu certo!!

    Mas essa foto deveria estar estampada em outdoors, fazendo parte de uma campanha sobre a posse irresponsável e o abandono e as consequências que eles produzem! Ela é a cara de gente irresponsável e egoísta!!

    Ainda bem que o Naruto conseguiu um lar digno, muito digno, que fique claro! Mas e a rajadinha, conseguiu alguém? E os outros irmãozinhos da outra ninhada? (ai, dá até medo de perguntar!).

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Lívia. Quase conseguimos um lar para a Linda naquela época...
      Alguns gatinhos estão em lares temporários, outros, infelzimente, continuam na rua. É uma pena... Por isso, é tão importante a divulgação! Caso saiba de alguém no Rio que tenha interesse em adotar, por favor, me avise.
      Beijos

      Excluir
    2. Que judiação, meu deus! Se eu souber de alguém eu aviso, com certeza!!
      Beijinhos!

      Excluir
  3. Aline, tô aqui chorando pela Linda e ao mesmo tempo indignada com o ser humano. Tem vezes que penso que faço muito pouco pelos animais abandonados, mas é impossível querer abraçar o mundo, né? Ainda bem que Naruto teve uma chance!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Fico tão triste vendo essas coisas, sabendo que as pessoas são capazes de abandonar e que isso resulta em morte e dor. Ainda bem que o Naruto encontrou um lar amoroso, e esta feliz e bem cuidado com você.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline. Eu tinha visto a foto da Linda lá no facebook e não imaginava que ela era mãe do Naruto. Que absurdo esse tipo de situação. Naruto foi abençoado por ser adotado por vocês...
    Compartilho de tua indignação e tristeza. Posse responsável é tudo!! Os animais acabam pagando um preço alto pela irresponsabilidade dos humanos.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Milene. Eu continuo acreditando no ser humano, na capacidade que temos de usar nosso intelecto para fazer o bem. Informação, conscientização e muita divulgação podem ajudar a reverter uma situação dessas. E olhe que estamos aqui denunciando o caso de uma gatinha... imagina as tantas crianças que também são abandonadas por aí... :////

      Excluir
  6. Sem palavras. Triste por saber isso e pela sua tristeza também.

    ResponderExcluir
  7. Nossa depois de ler isso tudo só posso te dizer que chorei muito! Também adotei uma filha com a Rosana Guerra, sim pq pra mim ela é uma filha e somos dependentes desse ser que nos enche de amor e alegria.

    ResponderExcluir
  8. Sem comentários...não encontro palavras para expressar meu ódio dessas pessoas...

    ResponderExcluir