sexta-feira, 14 de setembro de 2012


Língua de Gato - parte 1/3

Muitos devem ter chegado até aqui com água na boca, imaginando que este post seria dedicado ao delicioso e tradicional chocolate...

Lamento desapontar os chocólatras de plantão, mas o assunto aqui é a língua que os gatos falam. 
Chloe: Sacou? Ou vou precisar desenhar?
Sim, língua de gato! Entendeu?










Quem nunca contou para um(a) amigo(a) que seu gato tem um miado diferente para cada ocasião? E quem nunca recebeu do(a) amigo(a) aquele olhar de "meu Deus, agora ele(a) pirou de vez"? Fiquem calmos, amigos. Está comprovado que os gatos possuem uma linguagem própria e que isto não é fruto da sua imaginação. Gatos usam métodos para se comunicar com outros gatos, seres humanos e outros animais.

A forma de comunicação é complexa e, muitas vezes, não conseguimos entender tudo o que o gato quer nos dizer. Quanto mais tempo passamos com ele, mais aprendemos a decifrar as sutilezas de cada gesto ou som. 

Basicamente, existem 3 tipos de comunicação
1) Vocal
2) Postural
3) Visual e Olfativa

1) Vocal
É a forma que mais chama a nossa atenção. Ela está dividida em 3 padrões

1.1) Padrão de Murmúrio: emitido pelo gato com a boca fechada. Inclui o ronronado (purr), o trinado (trill) e algo parecido com o gorjeio (chirrup). Este padrão de vocalização é o mais comum na Chloe. É o que eu, carinhosamente, chamo de pru-pru. Normalmente, ele é usado em aproximações amigáveis do gato, ou quando ele sabe que vai receber carinho ou comida. Este som também é usado quando o gato quer que você o siga, tal como faz a mamãe-gata quando quer a atenção dos filhotes. O exemplo abaixa ilustra bem o som:

Em 90% das vezes, ele é emitido com o gato em movimento. Já percebi que a Chloe está sempre andando quando faz este som. As únicas vezes em que ela o faz parada, é quando está dormindo e se assusta comigo tocando-a. Ela acorda de sobressalto e faz: "Mmprru". :)
Eis um exemplo prático de um maine coon, pra lá de falante: 



E, aqui, a tímida Chloe dá um breve "pru-pru" e resmunga. É preciso ouvir com atenção pois ela faz o som muito baixinho. Como é difícil flagrá-la! É só eu pegar a câmera que ela pára. 



Nessa categoria também está incluído o som feito pelos gatos quando observam pássaros ou outra presa. Geralmente, presas que ele não pode ou não consegue alcançar. Alguns dizem que o gato está "latindo" (?) ao emitir este som, parecido com um "click-click". Eu adoro! Chloe faz esse barulho para a pointeira laser.



1.2) Padrão de Vogais ou Miados: emitido pelo gato com a boca aberta que se fecha gradualmente. Inclui a grande variedade de miados que seguem o padrão de vogal ("miaaooo"). Quanto mais agudo o miado, mais alegre está o gato. Quanto mais grave, mais nervoso. Um fato interessante é que os gatos raramente miam uns para os outros quando adultos, sendo este miado, normalmente, direcionado exclusivamente para os humanos. O miado entre gatos acontece na fase em que são filhotes e, basicamente, carregam a mensagem "Mamãe-gata, eu quero sua atenção/ajuda". Isso explica porque os gatos miam para nós, usando-o num estado de pseudo-filhotes durante sua vida. 


Nem todos os gatos vocalizam com freqüência. A Chloe é um exemplo disso. Geralmente, seus miados são emitidos quando ela quer comida ou quando passa um período mais longo sozinha. Por conta disso, ela não irá contribuir com nenhum vídeo. O mais comum, no caso dela, são os murmúrios e às vezes...os padrões intensos!!! rs


1.3) Padrão de sons intensos: emitido pelo gato com a boca tensamente aberta na mesma posição. É usado em situações de agressividade, dor e medo. Inclui os grunhidos (growls), uivos (yowls), rosnados (snarls), silvos (hisses) e gritos (shrieks). Nestes casos, a mensagem é clara: "Caia fora"! Como a Chloe é uma "fofura ambulante", às vezes, tenho recaídas e acessos de fofura. Não consigo me controlar e vou "afofar" a pobre. Nem sempre ela está no clima e eu acabo ganhando uivos em resposta. Outra coisa que ela de-tes-ta é ser tocada na porção final das costas, perto do início da cauda, e nas patas traseiras. Basta colocar a mão lá para você ganhar, totalmente grátis, um fuzzz, uma mordida e um tapa de unha. 



Coisa mais fofa!!! Estes sons são comumente acompanhados de expressões posturais características, como veremos no próximo post! Fiquem ligados! Até lá!

Fontes usadas neste post:
http://www.thecatsite.com/a/cat-sounds-feline-vocal-communication
http://www.aapanimais.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=98:miados-a-lingua-dos-gatos-emocoes-e-desejos-em-cada-som&catid=7:materias&Itemid=22
http://en.wikipedia.org/wiki/Cat_communication
http://person2.sol.lu.se/SusanneSchotz/Publications_files/Schoetz_2012%3DDomesticCatVocalisations.pdf
http://www.pawsonline.info/feline_sounds.htm

8 comentários:

  1. Oi Aline, eles são mesmo muito expressivos e comunicativos.
    Mina faz muito o miado do primeiro vídeo e também o do quarto vídeo.
    Mas tem um miado que ela faz que eu nunca ouvi outro gato fazer e é só para comer sachê - eu juro que eu mostro o pacotinho, pergunto se ela quer (ressaltando bem a letra "e" da palavra) e ela me responde com um éééééééé bem longo e alto. Ela só usa este som para o sachê, rsrs, é muito engraçado. É só chamar pelo nome dela e perguntar "queeeer?" que ela vem disparando para a cozinha "é, é, e é"... Não consigo filmar porque ela sempre para, qualquer dia vou tentar de novo, rsrs.
    Johnny, o gato de meus pais, faz um miado muito engraçado. Ele surge na sala de repente e do nada faz um "aaaaaaauu" que é hilário. Não tem o "mi", é só mesmo o "au".
    Coisas de gato e só mesmo gateiros para entender, kkkkkkkkkkkk.

    Amei o post e fico aguardando a continuação.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. ADOREI O CHOCOLATE E A POTAGEM ESTÁ MARAVILHOSA, ALINE!
    MUITO INFORMATIVA, CHEIA DE CONTEÚDO.
    TE CONVIDO A VISITAR E COMENTAR MINHA NOVA POSTAGEM EM "GAM DOLLS". ESTÁ BEM ESCLARECEDORA EM TERMOS D'ANGOLÍSTICOS. KKK
    PASSE LÁ PRA VER E LER!!
    GAM DOLLS - http://gamdolls.blogspot.com
    TENHAM UM LINDO FINAL DE SEMANA, VOCÊ E A CHLOE!!
    UM ABRAÇO BEM BONITO, DA DONA GAM, DA MAUAU E DO GATITO!!

    ResponderExcluir
  3. Tudo que tem a temática felina eu amo, então não seria diferente com o chocolate Língua de Gato hehe.
    Que aula sobre comunicação de gatos! Isso porque estamos apenas na parte I. Eu confesso que tenho dificuldade em interpretar o que meus gatos querem, coisa que o Mateus tira de letra. E olha que sou formada em Fonoaudiologia que estuda as alterações na comunicação....dos humanos. Em relação aos gatos, tenho muito o que aprender rs.
    Beijos
    ps: adorei o "fofura ambulante"

    ResponderExcluir
  4. Adoro língua de gato!!! De chocolate, óbvio! A Rutha fazia como no 1º vídeo e agora eu percebi que ela fazia quando estava em movimento mesmo, vinha andando na minha direção murmurando, era uma delícia! a Pink faz o som do 4º vídeo quando vê algum passarinho mas nunca vi a Rutha fazer esse som, ela simplesmente partia para o ataque e pegou muitos pássaros. Mas o meu problema é que a Pink anda miando demais, igual ao vídeo dos filhotes, é uma miauu bem alto e longo, assim que toca o despertador ela já começa a miação, tem dias que ficamos irritados com tantos miados. Desde que a Rutha virou estrelinha ela desandou a miar! É verdade que ela tem insuficiência renal, já está com 13 anos e toma medicamentos todos os dias mas até 2 meses atrás não miava tanto assim! E nem era amiga da Rutha para sentir falta dela! Eu acredito que agora o território é dela e ela tem que se impor. E ela não gostou muito da barulheira desses vídeos...
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  5. Oba, uma web aula de miado felino! Realmente eles tem um som para cada situação. Esse do passarinho a Mabel faz direto, mas nem chega a dar cliques, só um: miéiéiéié! Eu chego tenho crises de riso com isso. Quem dava os cliques era nosso finado Luan. Ele adorava caçar coisas voadoras.

    A Ágatha faz esse que a Chloe fez, desde filhote. Eu digo que é o miado irritante. Aí eu dou comida, não é fome, dou carinho, não é carência... haja paciência!

    Então a Chloe também é do tipo que sai pelos corredores falando sozinha? Realmente ela é bem parecida com a Ágatha. Coisa de tabbys! Quando a Ágatha faz isso eu saio correndo achando que ela se machucou ou alguma coisa nesse tipo. Minha mãe achava que era cio, com gatas castradas, ela achava que sobrou ovário, mas elas não têm sinais de cio. A Mabel fazia isso na casa dela, mas no meu apartamento raramente faz.

    Vou ficar aguardando os próximos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Adorei a aula da lingua de gato, vamos aguardar as próximas partes. Aqui em casa o Shake faz muito o click-click quando ve qualquer bichinho que não consegue pegar. Ele faz muito também um miado silencioso, ou seja ele abre a boca para miar e não sai som quase nenhum, ele usa muito isso para reclamar, quando quer comida. A juju só mia para reclamar, é um miado único e alto de total reprovação pela nossa atitude desleixada, já cheguei em casa e recebi esse miado assim que abri a porta e era pq tinh acabado a comida.
    A Tixa é a faladeira, tem vários tipos de miado, e o mais usado é um que parece um chorinho, aí eu falo com ela:não chora tixinha ( com voz de amor) e aí ela chora mais ainda.
    Adorei o post, foi muito informativo.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Amei!!!! O Zé faz o pru pru de pombo e também mia loucamente, tipo, parece que estamos matando ele! O samuca mia baixinho como a chloe! Às vezes só vejo a boca dele abrir e a barriga mexer e não ouço nenhum som, é uma gracinha!
    Agora o que é aquele filhote de bengal?!!! Que fofo!!!

    ResponderExcluir