terça-feira, 28 de agosto de 2012


Últimos dias...

Todo mundo, que já fez alguma mudança na vida, sabe o quão cansativo e desgastante é este processo.
São caixas espalhadas para todo lado, poeira, coisas e mais coisas para empacotar, serviços para cancelar... E quando você pensa que, finalmente, terminou de providenciar tudo, vem a mesma seqüência de eventos só que no local de destino. E a novela recomeça.
Por causa disso, não estou conseguindo me dedicar às atualizações do blog. Para complicar, ficarei sem acesso à internet em breve. Isso não quer dizer que desisti do Gata Riscada. Isso, jamais! Estou apenas passando por um período de transição até me estabilizar na nova residência. A parte boa é que estamos na reta final: na semana que vem, a Cidade Maravilhosa será nosso novo endereço! Weeee!

Chloe ficou durante os últimos 15 dias em casa sendo gentilmente cuidada por nossos familiares. Quando retornamos, ela ficou muito feliz: miou, fez seus "pru-pru´s" (Chloe, normalmente, não mia. Ela emite sons parecidos com os de um pombo, os quais, carinhosamente, chamo de "pru-pru"), subiu no colo e nem sequer esboçou vontade de nos dar um gelo. Desta vez, ela não ficará para trás! Iremos levá-la nesta grande aventura cujo percurso será de aproximadamente 500km! Espero que ela se saia bem! E nós também!

Nunca fizemos uma viagem com a Chloe. Suas saídas ficaram limitadas às visitas regulares ao veterinário e, ocasionalmente, aos meus sogros. Ela nunca mostrou resistência para entrar na caixa transportadora, nem, tão pouco, miou compulsivamente no carro. Definitivamente, estes são bons sinais.

Aproveitando o assunto, seguem alguns vídeos com dicas para viajar com seu gato. Como estão em inglês, eu fiz uma tradução para os que tiverem dificuldade com o idioma. No final, deixei um vídeo mais divertido (espero que a Chloe curta a experiência tanto quanto ele). :)

Até breve!

Sou a Dra. Adrienne Mulligan e, em nome da Expert Village.com, vamos conversar um pouco sobre longas viagens de carro com seu gato. A primeira coisa que você deve se certificar é de que seu gatinho esteja numa caixa transportadora (que é o lugar mais seguro para ele estar), e de que ela esteja segura, sem o risco dela rolar ou balançar, saindo de posição. A segunda é que, durante a viagem, seu gato deve ter a chance de usar a caixa de areia, comer e beber água. Providenciar uma caixa de transporte maior, onde caiba uma pequena caixa de areia, é uma boa ideia. Você pode colocar um pouco de comida e, talvez, alguns cubos de gelo. Assim, enquanto eles derretem, obtém-se água sem o risco de derramá-la. Durante a viagem, se você for se hospedar em hotéis, adiante-se e descubra se eles permitem animais de estimação, pois há uma grande quantidade de hotéis onde você poderá se hospedar com seu gato ou cão. Tente identificá-los e faça sua reserva com antecedência, assim, você não corre o risco de ficar "travado", tentando encontrar um local para deixar seu animal porque o hotel não o permitiu. Tentar se hospedar com seu gato às escondidas nunca funciona, e, ser pego, é uma coisa bem ruim. Não é uma boa ideia deixar seu gato no carro enquanto você está hospedado em um hotel.


Olá! Eu sou Valerie, orientadora de cuidados para animais de estimação, e, hoje, estou aqui com meu gato Steve para conversar sobre a importância das caixas transportadoras para gatos e algumas das diferenças entre modelos. É importante que, enquanto estiver viajando de carro com seu gato, ele esteja dentro da caixa de transporte, para a segurança dele e a sua. Se o gato estiver andando solto pelo carro, ele poderá ser uma distração para sua direção. Portanto, tendo-o de forma segura dentro da caixa transportadora é o melhor jeito de se viajar.
Os diferentes modelos de transportadoras são: 
- as de plástico, com paredes rígidas. São muito resistentes, suportam gatos mais pesados, fáceis de limpar e vem com uma única porta (frontal) ou com duas portas, sendo uma no topo. Este último modelo costuma ser mais fácil de alojar e desalojar o gato. 
- as de paredes flexíveis, que podem ter alças de ombro para facilitar o transporte. Elas não possuem muita ventilação e são, algumas vezes, mais escuras. Se você possui um gato mais tímido, elas podem dar uma sensação maior de segurança. O único contra deste tipo de caixa é que, se seu gato possui tendência a enjoar ou urinar durante a viagem, esta transportadora será mais difícil de limpar. Portanto, considere isso. 
- transportadora provisória, feita de papelão, é muito barata e pouco durável, não suportando o peso de um animal mais pesado ou as arranhaduras do gato. 
Algumas companhias aéreas permitem que o gato viaje na cabine do avião. A transportadora deve possuir dimensões que caiba exatamente embaixo do assento, de forma segura. Como nem todas as companhias aéreas aceitam gatos a bordo, você precisa verificar, em sua companhia aérea ou no vôo que irá pegar, se é permitido gatos na viagem. Algumas aceitam as caixas de transporte flexíveis, outras as rígidas, portanto, é preciso verificar antes. 
Alojar o gato na caixa às vezes é difícil. Gatos tendem a não querer entrar na transportadora porque eles não viajam tanto quanto cães em carros. Geralmente, quando são colocados na caixa é para ir ao veterinário, portanto, você pode enfrentar alguma resistência por parte deles. 
Pratique com seu gato, veja se ele entra na transportadora. Você pode usar petiscos e ver se ele irá para dentro da caixa. O Steve não está com humor para fazer nada hoje (Quer um petisco, Steve?). Você pode treinar seu gato a facilmente entrar (Ele realmente não quer entrar!). Um modo é: claro que você não quer colocá-lo lá à força, mas se você segurá-lo gentilmente na nuca, de forma que não o machuque, virar a caixa com o fundo para baixo, e você será capaz de apoiar suas patas e descê-lo pela caixa desta forma. Então, feche a porta e coloque a caixa na posição correta. E temos o Steve na transportadora! Você gostará de treinar a colocar seu gato na caixa antes de ir a qualquer lugar, para que, assim, ele se acostume e não haja uma luta para tal. Você não quer se estressar com o processo, pois isso será transmitido para seu gato e torná-lo ainda mais incomodado. Espero que tenha ajudado mostrando os diferentes tipos de caixa transportadoras que estão disponíveis. E muito obrigada!

Às vezes, gatos tem medo de viajar de carro. Mas este gatinho fofo não consegue parar de imaginar que, há apenas 100 anos atrás, as pessoas ainda viajam em máquinas a vapor.


6 comentários:

  1. Aline, entendemos perfeitamente sua ausência. Sabemos também que é por uma boa causa! Tenha certeza que no final será um alívio para vocês e para a Chloe, que por sinal, está se dedicando muito também! Como ela é inteligente de perceber tudo ao redor e de ficar tão contente ao rever vocês! Com certeza ela sente alguma coisa e no fundo está querendo dizer "tudo bem, eu sei o que está acontecendo"! Muito fofa essa gata!! Esses prus de pombos são muito lindos mesmo, aqui é a Brenda que sempre faz. Desejo a vocês uma boa viagem definitiva, que corra tudo certo e que vocês passem ótimos momentos vivendo no Rio (o que é fácil, né, essa cidade é demais!!)

    ResponderExcluir
  2. Aline!! Não acredito que a Chloe faz pru pru! O Zé tb!! É um sarro!!! Parece um pombo resmungando pela casa!!!
    Boa sorte na viagem!! Vai dar tudo certo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Hahaha! É como se estivessem resmungando mesmo!

      Excluir
  3. Acho que a Chloe vai ficar super bem na viagem. Pelo menos todas as dicas você já anotou, né? Muito legais! Quanto ao frajolinha do vídeo.....owwnnn!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu vou torcer para que seja uma viagem agradável e tranquila, a minha Pink mia desesperada todas as vezes que entra na caixa de transporte e sai de carro mas a Rutha era super comportada e ficava quietinha. O mais importante é que vocês vão todos juntos e ela vai entender que é necessário ir. A Rutha também fazia esse pru-pru, era uma delícia, pra mim não parecia reclamação e sim um chamado de amor!! Depois que a Rutha virou estrelinha a Pink descobriu que pode miar e mia o dia inteiro! Até nos deixa irritados! Por que ela ficou 13 anos quieta e só agora começou a miar????
    Aliás, a Pink está furiosa com você! Como você ousa duvidar dos dotes de caçadora dela??? Fique sabendo que ela já caçou dezenas de passarinhos, ratos, filhotes de gambá e até pintinhos! Nós morávamos numa casa que ficava no meio do mato e a vizinha tinha um galinheiro...agora ela já se aposentou. Se você quiser eu posso providenciar um vídeo recente das 2 caçando um passarinho, eu não o exibi para não receber reclamações...
    Ótima mudança pra vocês, vai dar tudo certo!
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  5. Organizar uma mudança é mesmo cansativo, não vemos a hora de colocar tudo no lugar. Acho um amor esse prupru que alguns gatos fazem. Desejo uma ótima mudança para vocês e que Chloe se comporte bem na viagem. Bjs

    ResponderExcluir