terça-feira, 12 de março de 2013

Dia de veterinário

Gatos precisam ir periodicamente ao veterinário. As visitas devem ser, no mínimo, anuais para que seja possível fazer um "check-up" geral, atualizar a vacinação e o vermífugo. Hoje, foi a vez da Chloe passar pelo processo.

Fiquei feliz em saber que o estado de saúde dela é perfeito e, ao mesmo tempo, um pouco triste em ver como ela reagiu à consulta... Ela ficou, simplesmente, a-pa-vo-ra-da! 
Para começar, foi um desafio retirá-la da caixa de transporte. Ao colocá-la em cima da mesa, ela fez muitos fuzzz para a veterinária e tentou mordê-la algumas vezes. A veterinária (que diga-se de passagem é ótima e super paciente) ficou fazendo carinho para tentar acalmá-la. Parecia estar funcionando até que a cadeira da veterinária arrastou no chão, fazendo um som característico, e a gatupira soltou um grito de pavor que assustou todos dentro da sala. Ela estava muito, muito assustada! :(

Para fazer os exames, cortar as unhas e tomar o vermífugo, 3 pessoas precisaram segurá-la. Fiquei com muita peninha, por vê-la, assim, tão amedrontada. Ela tremia muito, mas muito mesmo (sabe aquela tremedeira de quando se está ardendo em febre?), e sempre ficava colada na minha barriga entre um manuseio e outro. O coraçãozinho estava disparado no barrigão peludo que eu tanto gosto... 

Estou até agora tentando identificar porque ela ficou tão estressada. A última vez que ela foi ao veterinário foi para ser castrada e, depois, para retirar os pontos. Será que ela ficou traumatizada? Será que guarda alguma lembrança da cirurgia e por isso reagiu assim? Não sei... A veterinária receitou um floral para ser usado durante 2 meses. Vamos fazer em uma farmácia de manipulação e espero que traga mais conforto para a minha pikitita, antes de partir para o Feliway (se for preciso). O post não tem foto porque eu não quis registrar nenhum momento da consulta... :(

Mas... nem tudo foi ruim. Aproveitei para testá-la para FIV e FELV e... o resultado deu negativo!!! 
O exame não é barato mas é muito importante testar os gatos para que, caso sejam positivos, tenham a chance de serem tratados a tempo. 

Aqui, já está tudo sossegado. Chloe está tomando seu banho de língua, para retirar qualquer vestígio de cheiro do consultório. Dei um pouco da ração em sachê que ela tanto gosta! Afinal, ela merece!
"Boa noite, pikitita munchkin. Dorme bonitinha..."

Parabéns, Chloe!



9 comentários:

  1. Oh, pobre Chloe, é um stress mesmo, elas ficam bem assustadas.
    O veterinário da Mina a atende aqui em casa para consulta de rotina. Como ela está no ambiente dela, ela fica menos agressiva, Existem algumas clínicas que fazem atendimento de rotina domiciliar, talvez o vet da Chloe também faça. Não custa muito mais caro e é bem prático.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Que coincidência! Sábado irei levar o Juca para tomar a vacina anual e vou aproveitar pra pedir pra vet examinar a boca dele que eu acho que está com a gengiva inflamada. Parabéns pra Chloe que está esbanjando saúde!! Apesar de todo o stress que ela passou, dá um alívio saber que tá tudo bem com a gatupira, né? Espero que os florais tragam melhoras pra ela.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Coitada da Chloe, que estresse, acabamos ficando nervosos com eles nestas situações. Bom pelo menos ela esta bem de saúde e agora é só tentar fazer ela relaxar.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Tenho duas teorias: uma é que ela realmente pode ter tido um estresse pós traumático devido à castração. Outra é que é a prova de que gatos adultos são diferentes dos filhotes e a Chloe mudou muito depois de adulta. E a mudança ocorre em todos os sentidos, inclusive uma visita ao veterinário. Tem também o fator do cheiro, lá passam muitos animais e ela já chegou estranhando: lembra do escarcéu que ela fez quando sentiu o cheiro dos gatinhos do Bosque Marapendi?

    E é claro que só podia estar tudo bem com a gatupira: sendo bem cuidada como ela só, não podia dar outra!!

    Quando ao meu aniversário, hum, vou pensar...!! Claro que eu aceito parabéns atrasados, kkkk!! Sei como a vida é corrida, eu ultimamente ando assim, normalmente eu estou olhando os blogs amigos nos fins de semana e muitas vezes, nem dá para ver tudo direito! Uma vez ou outra que eu dou uma olhada no meio da semana, hoje mesmo que está mais tranquilo!!! Mas não se sinta culpada, nem tem por que se desculpar! A Karina sabia mais, porque ela sorteou os presentinhos no dia do meu aniversário e eu comentei, brincando, que seria um ótimo presente de aniversário. Achei tão fofo ela me mandar o São Chiquinho que quis muito mostrar no blog!! As amizades virtuais que tenho são muito especiais e eu sempre agradeço por tanto carinho!! Obrigada, Aline!!

    Beijinhos e ronrons!!

    ResponderExcluir
  5. Aline, normal isso! A Alice que é uma dama, nunca deu um pingo de trabalho, fez xixi na calça do Zé, sexta, quando levamos os dois pra consulta de rotina. E chegando no consultório, os dois se enfiam na caixa de transporte e fica bem difícil tirar pra examinar!
    Vc sabe que eles nunca foram testados pra FIV e FELV. Eu até cogitei, mas a veterinária diz que eles estão bem e prefere evitar o estresse de uma coleta de sangue...
    E o feliway é uma beleza, viu?! A gente usou em casa com a Alice. Ela ficou bem estressada com a chegada do Chico. Até hj não interage com a gente como antes. Já deve fazer mais de mês que não ouço nem um ronronzinho sequer da minha redondinha :(
    O feliway fez ela ficar mais tranquila e voltar a brincar sozinha. Eu super recomendo!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. O mais importante é que a Chloe está ótima! Durante muitos anos eu sofri pra levar as gatas ao vet, elas também ficavam apavoradas, me arranhavam e até mordiam. A Pink era a pior, ela ficava arfando com a boca aberta que é um sinal evidente de stress muito alto. Nos 2 últimos anos só levo em uma clínica exclusiva de felinos, não tem cheiro nem a agitação dos cachorros por perto, é um lugar super calmo e a vet ama gatos. Tem spray de feliway em todos os cantos, fontes de água e brinquedinhos espalhados, foi um grande investimento que a vet fez e agora vejo pelo facebook que sempre tem hóspedes por lá. Eu acho mais caro mas vale a pena procurar um lugar só de gatos.
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  7. Tadinha da Chloe!!
    Olha, na verdade muitos gatos têm essa reação. Minha Phoebe era um doce de gatinha com as visitas, bastou castrá-la que ficou boba, faz fuzzz pra todo mundo. Acho que ela se traumatizou sim, pois ela odeia barulho de aparelhos, e acredito que ao depilarem ela acabou traumatizando-a. No vet ela se comporta bem, mas com desconhecidos....
    Mas não fique chateada, gatinhos têm esse pequeno probleminha às vezes, temos que ser pacientes com eles. O importante é que ela está bem de saúde.
    Bjosss

    ResponderExcluir
  8. Vim só pra te avisar que hoje eu tirei umas fotos da Pink na mesa de vidro e ficaram divinas, você vai ficar com inveja...e ela me olhando com uma cara estranha...
    Ótimo fim de semana!
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  9. Para a maioria dos gatos sair de casa pode ser um grande estresse, sendo para o veterinário então, é terror na certa.
    Ainda bem que durou pouco tempo e a Chloe já está na segurança do seu conhecido lar. rs!

    ResponderExcluir