segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Love bites

Chloe sempre foi gatinha arteira, espoleta, "gatupira" e caçadora. Quando eu a trouxe para casa, tive o desafio de ajudá-la a controlar sua energia e, assim, permitir que ela se tornasse uma gatinha sociável e delicada com as outras pessoas (inclusive conosco). Fiz o melhor que pude e espero ter conseguido ajudá-la da melhor forma possível.

Sua personalidade nunca foi muito de "gatinha manhosa", que ronrona e quer colo a todo instante. Ela, desde filhote, demonstrou comportamento mais inquieto, entrando no modo pira todas as noites, e, consequentemente, treinando seus ataques e mordidas surpresas.

Agora, ela já está com aproximadamente 11 meses. O nível de agitação e brincadeiras diminuiu, acho que, em parte, após ter sido castrada. Mas, tem um comportamento que ainda me incomoda um pouco: as mordidas. Chloe não mia se algo a incomoda ou perturba, se a tocamos em partes do corpinho que ela não gosta, ou se a tiramos de um lugar onde ela quer ficar. Ela morde. E, às vezes, forte.

Confesso que, de vez em quando, me pego pensando se suas mordidas estão num patamar aceitável ou se ela está incorporando um hábito ruim. Fico com receio de que ela morda uma visita ou algum desavisado que vier lhe fazer um carinho na barriga num momento inoportuno para ela... Já pensaram? :(

Já usei algumas técnicas como: dizer a palavra "não" de forma assertiva, usar um borrifador de água, dar um soprinho no focinho apenas para assustá-la. Parece não estar adiantando muito... Quando digo o "não", bem forte, parece que ela fica mais agitada ainda. O soprinho no focinho funciona, mas, em seguida, ela arma um bote para o ataque (acho que o sopro lhe dá a impressão de que estamos fazendo um "fuzzz"...). Já o borrifador sempre dá certo, mas, não dá para ficar carregando-o no bolso o tempo todo pela casa.

Será esse um traço de personalidade que não irá se alterar com o tempo? Ou será um mau hábito a ser corrigido?

O que fazer para ajudá-la? Qual a sugestão de vocês, neste caso?
Os gatinhos de vocês também já passaram por essa fase?

PS: as mordidas normalmente ocorrem nas seguintes situações:
- quando tentamos acariciá-la enquanto ela está se lambendo
- quando tentamos acariciá-la enquanto ela está apenas "descansando" sem estar muito sonolenta
- se tocamos suas patas traseiras ou a parte posterior do seu dorso
- quanto tentamos retirá-la de algum lugar (normalmente nossa cama) onde ela, confortavelmente, se instalou
- durante brincadeiras, quando ela fica mais agitada

Cuidado!!! Modo pira ativado


17 comentários:

  1. Eu acho que a Chloe é muito jovem ainda e com o tempo vai se acalmar. O Martim (era o filho da Pink) também gostava de morder mas com o tempo foi se acalmando e no fim (ele viveu quase 7 anos) ele já não mordia muito, só quando era provocado, ou quando se escondia para nos atacar...mas eu achava que era bem normal e curtia as doidices dele. Tenha calma com a Chloe que logo ela amadurece e vira uma gatona dorminhoca e daí você vai sentir falta da gatupira!
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem toda razão: a Chloe ainda é bem filhote e acho que não amadureceu seu comportamento. Talvez, com o tempo, a personalidade pirada dela se acalme um pouco...rsrs

      Excluir
  2. Oi, Aline! Te mandei um e-mail, pois o comentário ficou muito grande! hehehe!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Nessa foto Chloe está com a carinha totalmente pira mode rs.
    Veja esse link que fala sobre enriquecimento ambiental. De repente pode ajudar.
    http://avidacomgatos.blogspot.com.br/2012/05/enriquecimento-ambiental-para-gatos.html
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karina, obrigada pelo link. Achei bem interessante a observação quanto ao uso da ponteira laser. Faz todo sentido!

      Excluir
  4. Oi Aline, minha mãe tem uma gatinha com esse perfil. Vivia mordendo a gente. Foi melhorando com o tempo e com as brincadeiras entre elas e a outra gata da casa.
    Vc já pensou em arrumar uma companhia pra Chloe? às vezes ela pode extravasar essa "agressividade" nas brincadeiras com outro gatinho!
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já pensei mas ainda não consegui chegar a um consenso aqui em casa...

      Excluir
  5. Oi Aline, minha Soninho era uma tigrada, assim como a Chloe, e notei a seguinte semelhança entre elas: Soninho entrava no modo caçadora principalmente à noite. Aí é que ela preparava os botes mais furtivos... e doloridos. Dois tigradinhos de conhecidos meus também são assim, mais ativos no modo noturno e sonolentos no diurno. MAs com a idade isso foi mudando e Soninho ficou menos notívaga.

    Quanto as mordidas, Soninho pegava forte, machucava mesmo na brincadeira. O gato de meus pais - o Johnny - é uma ferinha, morde para valer. Mina também era assim. Até que li um artigo sobre gatos que dizia que na natureza eles aprendem a pegar leve na mordida quando brincam com irmãos e até com a mãe, pois quando pressionam os dentes com muita força, o outro gatinho emite um sonzinho agudo que demostra o exagero da dentada. E assim eles aprenderiam a controlar a força. E o artigo também falava que os humanos deveriam usar brinquedos para brincar de lutinha com eles, nunca a própria mão, para que eles associem nossas mãos com o carinho, com a calma e não com o modo lutinha, kkk. Quando li esta matéria Soninho já tinha morrido, então apliquei a técnica com a Mina. Não sei se é porque elas tem personalidade diferentes, mas consegui ótimos resultados. Usava um brinquedinho de pelúcia para as lutinhas e quando ela atacava a mão eu dava um gritinho fino (terrível, quase ridículo hehehehe) e ela soltava a pressão na mesma hora. Com o tempo o resultado foi bem positivo. Ela discerne a pressão adequada da mordida para não machucar.
    Hoje em dia a safadinha morde muito raramente, geralmente são bicadas bem leves.
    Espero ter ajudado e não me prolongado demais com o texto enorme :))
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O gritinho terrível eu nunca experimentei... vou testá-lo já!
      :D

      Excluir
  6. Aline, não conheço nada que possa ajudar. Acho que faz parte da personalidade dela agir desse jeito sem meias "palavras" e minha sugestão era evitar fazer o que ela não gosta, com excessão o de retirá-la da cama (porque acho que nesse caso é indolência de adolescente),afinal a cama é dela ou de vocês?
    No mais boa sorte e espero que tudo fique bem!
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehe. Adolescente é fogo mesmo!
      É nítido que quando ela morde nesse momento está tentando nos fazer desistir de retirá-la de lá. Pura manha! :)

      Excluir
  7. Olha, a Alemoa, minha gatinha que ja virou estrelinha tb mordia. Em situações parecidas. Mas depois que os anos passaram ela aliviou pelo menos a força e as mordidas se intercalavam com amáveis lambidas.
    Não sei se não seria o caso de tentar um foral, mas creio que o tempo é o melhor amigo.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão. Vou observá-la e, se a situação piorar, vou tentar o floral.

      Excluir
  8. Oi amiguinha, deixei uma brincadeirinha pra vc lá no blog das manhosas, dá uma passadinha lá pra conferir. Bjssss

    ResponderExcluir
  9. oieee!
    tudo bem?
    nossa, menina, eu passei maus bocados com o meu primeiro filhote, o panqueca. ele era o capeta e tb mordia a gente com mta força, chegava a arrancar sangue, rasgar a pele, sabe?
    eu comentei sobre isso neste post aqui:http://avidacomgatos.blogspot.com.br/2012/06/os-2-anos-do-panqueca.html
    aí eu tb comento o que foi a solução pro caso dele e eu imagino que pela chloe ser filha única a solução dela pode ser a mesma que a do meu punk.
    ;)
    boa sorte!
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Aline,
    A Tixa também é uma mordedora, quase sempre nas mesmas situações da Chloe. Com o tempo ela melhorou, ainda morde mas aliviou a pressão. Agora mais segura do que morde, a não ser em casos que a peguemos distraida.
    Acho que é questão de tempo e de seguir algumas dicas já colocadas pelas amigas gateiras.
    beijos e boa sorte.

    ResponderExcluir