terça-feira, 27 de novembro de 2012

Fim de semana de passeio, história e... gatos!


Fomos no domingo passado conhecer o projeto O Gato Carioca, aqui no Rio. Descobri o projeto ao ver um banner do mesmo no blog Nov@mente, da nossa amigateira Cláudia Goulart. O projeto resgata, cuida e promove adoção de filhotes e gatinhos adultos, mantendo-os em lares temporários e concedendo apoio veterinário. Mensalmente, acontece uma feira de adoção dos peludinhos com direito a venda de artigos para gatos, tudo em prol da iniciativa. Para quem não o conhece ainda, dê uma espiada na página no Facebook.
Difícil foi voltar para casa sem um gatinho na sacola!!! Todos eram muito fofinhos! E olhem que eu fiquei muuuuito tentada! Ma sei que, agora, ainda não é o melhor momento... Quem sabe esse dia não chega? ;) 


Esta belezinha era uma fêmea, de 2 meses. Como resistir? Como???
As fotos do evento são sempre disponibilizadas em um álbum após cada feirinha. Mas, cuidado!!! O grau de fofurice é muito alto e pode causar efeitos colaterais, como, por exemplo, vomitar arco-íris!!! 


O dia estava chuvoso e resolvemos, em seguida, dar um passeio na Quinta da Boa Vista. Sei que parece maluquice querer fazer um passeio ao ar livre com um tempo assim, mas, ultimamente, não tem tido outro jeito. Nos últimos feriados, São Pedro não deu trégua e achei que valeria a pena respirar um pouco de ar puro e sentir a chuva no rosto. 

Quinta da Boa Vista

Quinta da Boa Vista

Quinta da Boa Vista


Para não nos molharmos demais, resolvemos visitar o Museu Histórico Nacional cujo prédio foi doado a D. João, em 1808, para lhe servir de moradia quando chegou com a família imperial no Brasil. O casarão tornou-se morada oficial do império, durante os períodos de D. Pedro I e de D. Pedro II.

Palácio de São Cristóvão onde funciona o Museu Histórico Nacional


Bem, eu adoro museus! E, em meio a uma avalanche de história e cultura geral, o assunto “gatos” cruza meu caminho. Primeiramente, literalmente “cruzou”: encontrei alguns peludinhos que vivem no local, um frajolinha muito simpático e falante, e outro pretinho, de lindos olhos verdes. Pena que não tirei nenhuma foto deles! L

Mas, já dentro do museu, é que os gatos me surpreenderam! No salão de exposição de peças e artefatos da era pré-colombiana, deparei-me com algumas peças e itens com temática felina! 

Ichma tardio = entre os anos de 1450 e 1530 d.C.

Chancay tardio

Chancay tardio = entre os anos de 1300 e 1450 d.C.

Esculturas em cerâmica

Gatinhos pré-colombianos

Achei sen-sa-ci-o-nal! Todos nós sabemos que, há centenas, milhares de anos, populações antigas já adoravam e curtiam gatos tanto quanto nós. Mas ver uma coisa dessas "ao vivo" foi demais! 

E a surpresa não parava por aí. Ao entrar na seção referente ao antigo Egito, na ala que explicava o processo de mumificação e toda a tecnologia empregada, um gato mumificado estava exposto! Sim, uma múmia de gatinho!

Gato múmia
Será que se desmumificar, a gente encontra um gatinho em perfeito estado? Humm.... melhor não tentar! 

Fim do passeio histórico-cultural, fomos almoçar no shopping. Ao passar na loja da Renner, adivinhem??? 
Sim!!! Mais gatinhos!!!

Pijaminha

Camiseta com estampa fosforescente

Definitivamente, concordo com a teoria da Lívia Fernanda de que os gatos vão mesmo dominar o mundo.
Só falta eu ligar o rádio agora e começar a tocar "Coçar gatinho, é muito bom coçar gatinho...".





9 comentários:

  1. que museo bacana!!! Adorei as esculturas, a gatinha branca linda e os pijamas!! Da´vontade de levar tudo pra casa!

    ResponderExcluir
  2. Que passeio bacana! Afofou uns gatinhos, passeou em um museu legal com artefatos retratando bigodinhos... Delícia! A teoria da dominação é ótima :))

    Bjss

    ResponderExcluir
  3. O passeio deve ter sido ótimo, teve museo, um lindo jardim, muitos gatinhos, ou seja tudo de bom.
    Olhos de gateira sempre acham gatos por toda parte.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Não devias ter postado o link do álbum do evento: passei muito mal!! Agora, para melhorar, preciso de um gatinho desses! Aquela tricolorzinha estava muito fofucha!! Aline, não sei como você aguenta não levar um desses para ser o gatinho de estimação da Chloe!!! Hoje vi um pretinho em uma casa de ração que por pouco eu não o trouxe para casa!! Sinceramente, tenho medo de me tornar a velha dos gatos em um futuro bem próximo!!!

    Olhando essas fotos do museu, tudo se encaixa: a dominação já começara há muitos séculos atrás!! Claro, como não pensamos nisso antes! A vantagem é que os gatos de hoje possuem a tecnologia a seu favor, o que os faz inserir Nyan Cat e Keyboard Cat com muito mais facilidade!! Muito espertos esses bichanos!!

    A Renner é uma loja gateira, sem dúvidas! Já comprei uma necessaire de gatos e uma blusa daquelas soltinhas de um gatão com a maquiagem do David Bowie, tudo na Renner!! Fora outros produtos que eu não comprei por não estar com grana. Esses dias vi um porta-lixinho de colocar no câmbio do carro... de gatos!!!! Até parece que, se eu tivesse comprado, colocaria lixo nele!!! Mais fácil eu pendurá-lo na parede!!!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não identifiquei se foi você ou o maridão que ficou mais encantado com a gatinha branca rsrs. Eu adoro esses projetos de proteção animal e já tinha ouvido falar do Gato Carioca. Tomara que vocês decidam adotar uma irmãzinha pra Chloe hehe.
    Eu acho que estou obcecada por tudo que tem a temática felina. Não posso ver blusa, necessaire, sapato que tenha um gato que eu já quero comprar rsrs. Já tô dominada pelos gatos hahaha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Que dia incrível, Aline!
    E a branquinha no seu colo, parece a Jean quando pequena.
    Apesar de ter ainda muito trabalho para ser feito, no Rio existem muitas ong's que cuidam de animais e fazem um trabalho sério.

    A quinta da boa vista é um lugar maravilhoso também pra achar gatos. Da última vez que estive lá, era para participar de um evento de adoção. Não consegui encontrar o lugar aonde eles estavam mas encontrei um gatinho perdido (aliás que ouviu primeiro foi meu marido). Ele tinha menos de um mês e estava sozinho numa conjunto de pedras. Nem preciso te dizer que ficamos com ele e que recebeu o nome de Rock , infelizmente ele se foi no final do ano passado mas tivemos o privilégio de conhecer um gatinho carismático, alegre, carinhoso, ou seja, encheu nossas vidas de alegria.
    bj

    p.s. agradeço pela indicação da brincadeira.

    ResponderExcluir
  7. Que lugar bonito! Aliás, é difícil mesmo ir numa feirinha de gatinhos e sair sem nenhum rsrsrs A gente tem que se controlar kkkkk
    Adoro museus tbm, e acho mó interessante esse lance que o egípcio tinha de adorar gatos.
    Vi esses pijaminhas na Renner em SP, achei fofo!
    Bjinhosss

    ResponderExcluir
  8. Ahhh, esse lugar é lindo mesmo...ja levei meus filhotes p passear lá...que delica de lugar!
    *_*
    Ah que legal esse projeto, heim?!
    Tinham que ter mais projetos como esses expalhados pelo Rio.... sampa...e por ai vai!
    Beijocas!!!

    ResponderExcluir
  9. Que passeio delicioso!!! As melhores coisas da vida são as mais simples, sempre! Quem ama gatos sempre os encontra em todos os lugares, principalmente no mais interessantes. Eu falei para o meu marido que quero um brinco de Natal e ele perguntou se é de gatinho!!!
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir