quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Os gatos da minha rua

Minha vizinhança possui uma particularidade muito especial. E que qualquer gateiro(a) adoraria desfrutar!

O prédio onde moro fica numa área residencial que ainda preserva um pouco de vida nativa, como siris, garças, aves diversas, capivaras (que estão sempre pastando em frente ao meu prédio) e gambás. Mas um outro tipo de animal também vive no local... adivinhem qual? Gatos! Sim, gatinhos!!!

Existe uma colônia de gatos que vive na redondeza. Mas, não se preocupem. Estes gatinhos não estão largados à própria sorte. Diariamente, eles são cuidados por voluntários que fornecem comida, água limpa, atenção e carinho. Sem contar que, como eles moram à beira de uma via pública, também recebem  afofadas dos próprios moradores, que por ali passam, inclusive, minhas!

Nem preciso dizer que, para mim, é uma delícia sair para caminhar no início da noite, ou pela manhã, e ir cruzando com cada um dos gatinhos pelo caminho. Cada um tem um jeito, um é mais arisco, o outro se esparrama todo no chão para ganhar carinho, e por aí vai. O que também acho legal é que, apesar de na vizinhança predominar, maciçamente, donos de cachorro, os dois lados parecem conviver bem. Já vi pessoas com seus cachorros parando para que os gatinhos da área fossem cheirar os focinhos dos cãezinhos, num cumprimento cordial entre raças. Mas, às vezes, nem tudo é "céu de brigadeiro" e, infelizmente, ainda há intolerância e preconceito com nossos amigos felinos. Este gatinhos já sofreram perseguições e alguns desapareceram. Sem contar que, só no mês de janeiro, 5 gatinhos foram abandonados na área... Lamentável que ainda existam pessoas deste tipo por aí...

Tenho o privilégio de ir para o trabalho a pé. Portanto, quero compartilhar com vocês o que vejo todos os dias enquanto caminho da minha casa até a empresa. Atravesso a rua, e tudo começa assim...


Este gatinho(a) aqui me surpreendeu com seu miado MUITO rouco. rs Foi uma comédia! Não pude deixar de rir bastante com aquele som "Miauurrrrr", "Miauuuurrrr". 
Êta chuva-sol para deixar minha garganta rouca!


Andando mais uns 20 passos, encontrei esse amiguinho se banhando ao sol. Este aqui não é muito chegado a "intimidades". Um dia, estava caminhando e fui tentar passar a mão nele. Resultado? Ganhei uma patadinha. :)

Recuso-me a olhar pra câmera enquanto estou tomando banho


Mais pra frente, encontrei esse outro frajolinha roronento e esfreguento! Foi só olhar e ele veio todo cheio de miadinhos fofos e esfregação na perna! Impossível resistir! Será que ele é parente do gatinho anterior?
Se foto tivesse áudio, seria possível escutar o miadinho fofo do nosso amiguinho

Mais adiante, essa galerinha encontrava-se, provavelmente, esperando uma das voluntárias passar com o café da manhã... 
Será que ela trouxe nossa ração?


Mais um gatinho delícia para afofar

Pink??? Você pintou o cabelo, errr, digo, o pêlo de preto??? Para quem não entendeu a brincadeira, este gatinho me lembrou demais a Pink, gatinha da amiga Laís do Blog da Pink (quem quiser conhecer a versão original, dá uma passadinha lá!).



Já este coleguinha aqui, não estava muito para conversa. Eu já o tinha visto outras vezes e ele é suuuper arisco! Não deixa ninguém chegar perto! Foi só eu sacar minha câmera e olhem aonde ele foi parar...


Com um pouco de paciência, consegui fazer essa outra foto. 


Os gatinhos contam com abrigo feito pelos voluntários para se protegerem do sol e chuva...
Casinhas para os gatinhos

... e também com a preocupação e cuidado em manter um ambiente seguro e confortável para viverem. 


Nunca havia me deparado com nada parecido, considerando que este espaço está em uma via pública, ou seja, na outra calçada da minha rua! Acho isso tudo muito legal e bonito! Não sei o sexo de todos os gatinhos das fotos mas, com o tempo, espero descobrir. 

E, para completar, nesta semana ao chegar na porta do prédio onde trabalho, vejo esta cena:


Sorte minha poder desfrutar de momentos como estes, na porta de casa e do trabalho! 
Sonho de gateira transformado em realidade... 


PS: os gatinhos também estão no Facebook. Para quem quiser conhecer o trabalho dos voluntários, a página deles fica aqui

7 comentários:

  1. É isso que eu percebo de diferente no Rio de Janeiro. Existem esses gatos de rua que são tratados pela comunidade local! Em Copacabana eu vi vários! Muito diferente essa atração turística! Adorei conhecer seus colegas de caminho de trabalho!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom ir para o trabalho e encontrar tantos gatinhos pelo caminho, e o melhor de tudo saber que eles não estão totalmente desprotegidos.
    Adorei a Pink versão mais morena.
    Morri de vontade de passear ai com você.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que paraíso! Com tantas fofuras no caminho eu teria que sair mais cedo de casa pra não me atrasar, rsrs. Achei o máximo, muito bacana morar em um lugar tão bonito assim. Imagina só, isso tudo em plena cidade, maravilhoso! Tu já chega tri bem energizada no trabalho, muito legal.
    Bacana demais esse voluntariado. Os gatinhos estão livres na natureza e bem tratados.
    A Pink morena é uma fofura, linda como a da Laís ;)
    Adorei a postagem.
    Dá uma afofada nesses gatinhos por mim ;)))

    Beijos e ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  4. Que priminho(a) lindo(a) que eu tenho no Rio! Acho que ele ficou torrando no sol e ficou moreninho assim e cheio de estilo! Eu só tomo o sol da manhã pra cuidar da minha pele, já tenho quase 14 anos e não quero ficar com aparência de gatinha velhinha...
    Lambidas da Pink
    Amei o cuidado e atenção que os gatinhos têm por aí! Nunca tinha visto tanto respeito aos gatos assim, essa turma está de parabéns. Já fui curtir o FB deles. Quando eu caminho com a Luna os gatos da rua saem correndo de medo mas é verdade que a Luna tenta correr atrás deles...ela só respeita a Pink.
    Ótimo fim de semana ensolarado pra vocês!
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  5. Seria tão bom se em todas as cidades as pessoas se mobilizassem pra cuidar dos bichinhos de rua, né? Todos esses gatinhos são muito fofos. Os frajolinhas me encantaram demais. Sorte sua cruzar todos os dias com essa adorável turminha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Muito gostoso morar num lugar cheio de gatinhos! A única coisa que eu ficaria preocupadíssima é se eles estão se alimentando direitinho e se algum boboca não os estão afugentando por maldade.
    Lindas fotinhos!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Que gatinhos lindos. Deve dar vontade de levra todos pra casa né?!
    Mas depois que vi o momento oncinha da Chloe é melhor não arriscar rsrsrs.
    bjos

    ResponderExcluir